top of page

O Trabalho como Expressão da Potência




Em parceria com a ALCEP - Associação Livre Centro de Estudos em Psicanálise, ministrarei em junho o curso O Trabalho como Expressão da Potência Originária.


Este curso é fruto da minha experiência em grandes empresas e dos meus estudos em psicanálise. Costumo dizer que ao entrar numa empresa, sempre levo a escuta clínica comigo. E pensando nesta aproximação entre empresas e psicanálise, nasceu essa proposta. Para você que se interessa pelo tema, segue o conteúdo que abordaremos:


O Trabalho como Expressão da Potência Originária


O trabalho pode e deve ser a expressão da singularidade de cada um. Quando assim acontece, o ofício torna-se a altura do desejo. Entretanto, neste trajeto de exercício da potência, o trabalhador se depara com questões que podem ser desconhecidas a ele, mas que influenciam e produzem efeitos sobre o seu trabalho.


O objetivo deste curso é produzir reflexões sobre estas questões a partir de textos psicanalíticos, buscando aprofundar sobre a dinâmica empresarial e em que bases ela se constrói. Compreender as nuances da relação trabalhador e máquina empresarial, compreendendo o que é dito nas entrelinhas para ter maior clareza e assim buscar maneiras de identificar entraves, bem como removê-los.


Conteúdo:


1. A dinâmica empresarial

- O mal-estar na civilização

- Análise do eu e psicologia das massas


2. O trabalhador e a máquina empresarial

- A formação do sujeito

- O manejo da cultura organizacional


3. O exercício pulsional

- A ruptura com a demanda

- O pragmatismo pulsional

- A manifestação da potência


Jessica Nevel, é psicanalista e psicóloga. É membro analista na ALCEP. Realiza projetos organizacionais, além de atendimentos clínicos. Tem formação pelo College of Executive Coaching (Califórnia, USA). Possui formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG, formação em Consultoria Interna pela ADIGO. Tem ampla vivência em Recursos Humanos em empresas tais como Bosch, Philip Morris Internacional, Volvo do Brasil, Tritec Motors. CRP 08-07404.


Mais informações no www.jessicanevel.com.br


Data: 17 e 18 de junho das 19h00 às 20h30

Valor: R$ 80,00 para inscrições até dia 01/06/2020, após esta data R$ 100,00


Para mais informações: (41) 99105-6040 ou contato@jessicanevel.com.br


Treinamento acontecerá através do Zoom, online


*O curso está sujeito a confirmação conforme número de participantes



bottom of page